quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Morre Stálin


Joseph Stalin

Stálin não criou uma aliança militar imediatamente para se opor à Otan. Diferentemente do que ocorria nos países da Europa ocidental, a reconstrução do Leste estava sendo feita em tudo menos na área soviética. 
Em março de 1953, Stálin morre. 
Em Junho do mesmo ano, os operários de Berlim Oriental iniciaram uma greve. O movimento foi violentamente reprimido pelo Exercito alemão-oriental.

Com a morte de Stálin houve um rearranjo na cúpula do Partido Comunista da União Soviética. Nos meses depois de sua morte, abriu-se uma luta sem tréguas pela sucessão. Nikita Khrushev foi o vencedor da disputa e com o objetivo de consolidar seu poder e eliminar adversários, ele adotou uma retórica “reformista” que nada tinha a ver com o regime stalinista. Khrushev fez uma denúncia dos crimes da era Stálin para isolar adversários, por ele acusados de stalinistas e passou a dialogar e a "coexistir pacificamente". Seu governo foi classificado como o início do fim da Guerra Fria.  
Mas havia uma distância muito clara entre sua retórica e suas ações secretas. Khrushev criou o Pacto de Varsóvia como resposta a adesão da Alemanha Ocidental à Otan, anunciada uma semana antes da criação do pacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário