quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Partilha da Alemanha

OTAN

Como parte do plano Marshall, os aliados ocidentais realizaram uma grande reforma econômica na Alemanha Ocidental, criaram uma nova moeda que, ao começar a circular por toda parte ocidental, começou a passar para o lado socialista. Stálin não pôde aceitar uma moeda circulando fora de seu controle em um território que ele considerava seu. 
Em julho de 1948, Stálin ordenou o bloqueio total de Berlim Ocidental. Ele queria interromper o curso de reconstrução capitalista do país. Para enfrentá-lo, os aliados criaram uma ponte aérea para a parte ocidental da cidade para suprí-la com carvão, água e alimentos. Depois de muitas aterrissagens diárias, Stálin se rendeu e então o bloqueio foi suspenso. No mês anterior, os EUA criaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que surgiu no auge da tensão entre eles e a URSS. 
Com a Otan, os EUA queriam não apenas assegurar sua hegemonia na Europa capitalista, mas também garantir sua capacidade de atacar as forças soviéticas no caso de um confronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário